ColunistasCOLUNISTAS

Victor Barboza

Autor: Victor Barboza

Qual é o melhor banco digital?

3/6/2021 - Sertãozinho - SP

Você já percebeu que não faltam opções de contas digitais? Além dos bancos tradicionais, opções 100% digitais como Nubank, Banco Inter, Neon, C6 Bak, Original, BS2, PagBank, dentre outros, surgem como opções de contas bancárias.

Neste grande número de opções, confira abaixo qual é a melhor opção para você.

O Movimento Fintech

Os bancos digitais são um dos vários tipos de categorias que formam o movimento fintech. Para quem nunca ouviu falar, fintech é uma palavra formada a partir dos termos finance (finanças) e technology (tecnologia), e é utilizado justamente para representar soluções que unem tecnologia e finanças.

Além dos bancos digitais, existem outros tipos de fintechs, como por exemplo fintechs de crédito, investimentos, gestão financeira, seguros, meios de pagamentos, criptomoedas, dentre outas. Para você ter uma ideia, de acordo com levantamento da Distrito, o Brasil já conta com mais de mil fintechs.

Bancos Digitais

Na categoria bancos digitais encontram-se justamente as soluções que oferecem aos seus usuários uma conta com os principais serviços bancários: transferências, pagamentos, cartão de débito, extratos.

Antes do surgimento destas contas, as pessoas costumavam ter contas apenas nos grandes bancos, que, muitas vezes, cobravam altas tarifas que não justificavam a má qualidade dos serviços e dos atendimentos. Com o crescimento do uso dos smartphones e a vinda das fintechs, a partir de 2008 começou-se a ter uma solução para este cenário.

Hoje, de acordo com uma pesquisa feita pela fintech Quanto em parceria com a gestora Constellation, sete em cada dez brasileiros possui conta em fintech.

O Paradoxo da Escolha

Porém, ao mesmo tempo em que a grande quantidade de novas opções é super importante para trazer uma concorrência ao mercado, o grande número de opções pode ser um dificultador no processo de escolha.

Como mostra Barry Schwartz em seu livro “Paradoxo da Escolha: por que mais é menos”, opções demais paralisam as pessoas.

Qual é a melhor conta bancária?

Justamente pelo grande número de opções, a resposta para a pergunta desta seção não é tão simples. Trata-se de uma pergunta tão relativa quanto a escolha de um carro. Para respondê-la, depende do que você considera importante e que está buscando.

Por isso, para facilitar este processo de escolha, levante os pontos que você espera do banco: serviços, atendimento, interface, praticidade, taxas. Uma vez levantados estes dados, você pode dar foco em procurar as soluções que mais estejam enquadradas com os seus requisitos.

E para te ajudar na escolha, a Fincatch é uma plataforma que centraliza as opções de contas digitais e permite que os usuários deem as notas em função da experiência que estão tendo. Portanto, aproveite para consultar e avaliar as soluções que mais te interessam! Você pode conferir sempre que quiser, em tempo real, o ranking dos melhores bancos digitais, na visão dos usuários.

Compartilhe no Whatsapp